fbpx

Currículo no Modelo Europeu

Saiba como montar o seu currículo Europass e ter sucesso nas candidaturas em Portugal

Você sabia que para se candidatar às vagas ofertadas em terras lusitanas é preciso adequar o seu currículo aos padrões exigidos no mercado europeu e que esse modelo também tem sido padronizado por algumas faculdades portuguesas?

currículo no modelo europeu

O objetivo do Europass é destacar as qualificações e habilitações, de forma clara e direta, ao possível empregador. Quando o candidato participa de uma seleção para uma vaga dentro de qualquer um dos estados membros da União Europeia, seja como estudante ou trabalho profissional, o seu currículo deverá estar no padrão europeu. Dessa forma, as chances de aderência à vaga aumentam, para que você possa dar continuidade ao processo seletivo da empresa e almejar a tão sonhada vaga de emprego no país estrangeiro.

O modelo de CV Europass é encontrado facilmente em sites na internet, mas é preciso ter atenção para saber se aquele é o ideal para o tipo de vaga que irá se candidatar. Por isso, para evitar uma situação embaraçosa, confira as dicas e informações importantes que o Estude em Portugal destacou.

Como em qualquer modelo de currículo, o candidato também deverá informar os dados pessoais, informações acadêmicas, cursos concluídos, informações acadêmicas (de forma cronológica inversa: ocupação atual em primeiro lugar), nível de idiomas falados (conforme critério europeu: de A1 a C2), e outras informações relevantes. 

Na prática, o participante deverá compactar suas experiências, apontar as habilidades e conquistas sem rodeios. Por isso, destaque os resultados e informações de forma honesta e evite longas descrições sobre suas atividades de trabalho ou estudos.

Palavras-chave no Currículo no Modelo Europeu

Para que seu currículo possa se destacar no momento das buscas realizadas pelas empresas, é recomendado o uso das palavras-chave. 

A estratégia, por exemplo, poderá ajudar o participante a receber um contato do recrutador para uma entrevista.

Candidaturas via LinkedIn

Atualmente, algumas empresas modernas aceitam candidaturas por meio da plataforma LinkedIn. Mas tenha cuidado: a candidatura na plataforma poderá não ser o suficiente para determinadas vagas em que existe uma grande oferta de mão-de-obra. 

Soft-Skills

Segundo o Salary Survey Global 2022, da Robert Walters Portugal, no último ano, três soft-skills ganharam destaque entre os candidatos: comunicação, trabalho em equipe e resiliência, além do inglês avançado. Ainda segundo a empresa, as apostas das competências para os próximos anos são de inteligência de negócios, liderança e gestão de crise.

E se você está interessado em saber sobre trabalhar em Portugal então você precisa saber onde encontrar essas vagas e eu te ajudo nisso na página: Onde Procurar Emprego em Portugal?

Shopping Basket